Páginas

Traduzir o Site

Equipe Comunicação

MENSAGEM PARA O 25º DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DNJ

24/10/2010

MENSAGEM PARA O
25º DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DNJ

24 de outubro de 2010 - Diocese de São Miguel Paulista


Dom-Manuel001Queridos jovens,

Boa Tarde! Sinto-me muito feliz por estar aqui com vocês neste dia tão especial no qual a juventude de todo o Brasil comemora os 25 anos de muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência como tão bem expressa o cartaz que divulgou esse dia.

Caros jovens, se vocês estão aqui hoje, com toda essa força e entusiasmo, sustentando essas bandeiras de reza, de luta, de festa e de marcha contra a violência é porque a juventude, durante esses 25 anos, ano após ano, não deixou esmorecer seus ideais e se comprometeu na busca de um mundo melhor, um mundo de paz e de não violência!

Por isso, quero saudar todos os jovens, presentes e ausentes, que sonham e se empenham com bravura e destemor para integrar toda a sociedade em um movimento contra a violência e exigindo mais dignidade para nossos jovens.

Neste mundo dilacerado pela violência, da qual muitas vezes vocês são vítimas, neste mundo competitivo e em busca dos prazeres a todo custo, dizia o saudoso Papa João Paulo II, vocês jovens devem demonstrar aos homens, demonstrar ao mundo que há algo maior, algo transcendente que supera todas as riquezas e bens desse mundo.

“Jovens não tenham medo de ser santos! Voem alto!” exclamava João Paulo II, em agosto de 1989, na Terceira Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, na Espanha, pois, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.

A juventude de todo mundo prepara-se para ir ao encontro do Papa, em Madrid, de 16 a 21 de agosto de 2011, na 12ª Jornada Mundial da Juventude. Nem todos poderão estar fisicamente presentes em Madrid, mas, estaremos representados por muitos jovens de nossa Diocese que lá estarão e, espiritualmente, estaremos unidos a eles, ao Papa e aos jovens do mundo inteiro. Daí a importância de participarmos com entusiasmo e empenho da Jornada Diocesana da Juventude que nos preparará para esse importante momento de comunhão e participação.

O Papa Bento XVI propôs como tema para nossa reflexão e preparação para a 12ª Jornada Mundial da Juventudeo trecho da carta do apóstolo Paulo ao Colossenses: “Enraizados e edificados n’Ele... firmes na fé” (Cl 2,7).Ouçamos o que o Papa nos diz: Para ressaltar a importância da fé na vida dos fiéis, gostaria de me deter sobre cada uma das três palavras que Paulo usa nessa sua expressão. Nela podemos ver três imagens: “enraizado”recorda a árvore e as raízes que a alimentam; “edificado” refere-se à construção de uma casa; “firme” evoca o crescimento da força física e moral. É o próprio Cristo quem toma a iniciativa de enraizar, edificar e tornar firmes os fiéis cristãos.

A primeira imagem é a da árvore, firmemente plantada no solo através das raízes, que a tornam estável e a alimentam. Sem raízes, seria arrastada pelo vento e morreria. Quais são as nossas raízes? Naturalmente nossos pais, nossa família e nossa cultura.

A Bíblia revela outra raíz. O profeta Jeremias escreve: Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. É como a árvore plantada perto da água, a qual estende as raízes para a corrente, não teme quando vem o calor, a sua folhagem fica sempre verdejante. Estender as raízes, para o profeta, significa ter confiança no Senhor. A fé cristã não é só crer em verdades, mas é antes de tudo ter uma relação pessoal com Jesus Cristo.

Na segunda imagem, tal como as raízes da árvore a mantém firmemente plantada na terra, também os fundamentos dão à casa uma estabilidade duradoura. Através da fé, nós somos fundados e edificados em Cristo. Disse Jesus: “todo aquele que vem ter Comigo, escuta as Minhas Palavras e as põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio a inundação, a torrente atirou-se com violência contra aquela casa e não pôde abalá-la por ter sido bem construída” (Lc 6, 47-48).

Queridos amigos, construí a vossa casa, que é vossa vida, sobre a rocha que é Jesus Cristo. Procurai todos os dias seguir a Palavra de Jesus Cristo. Senti-O como o verdadeiro amigo com o qual podeis partilhar a vossa vida.

A terceira imagem nos desafia a permanecer firmes na fé. Nós cremos firmemente que Jesus Cristo se ofereceu na Cruz para nos doar o seu amor; na sua paixão, carregou os nossos sofrimentos, assumiu sobre si os nossos pecados, obteve-nos o perdão e reconciliou-nos com Deus Pai, abrindo-nos o caminho da vida eterna. Desse modo fomos libertados da escravidão do pecado e assim podemos amar a todos, até os inimigos, e partilhar este amor com os irmãos mais pobres e em dificuldades.

Partilhei com vocês alguns trechos da carta do Papa, ela é profunda, é um programa de vida. Acessem o Site da nossa Diocese leiam e meditem a carta do Papa em todo o seu conteúdo. Ele fala aos jovens com o coração de um pai e amigo. Estudem, rezem com seu grupo de jovens a carta do Papa. E o que é mais importante, procurem colocar em prática suas sábias recomendações e, tenho certeza, encontrareis o segredo de viver na alegria e na paz, sendo instrumentos de harmonia e reconciliação nos mais diversos ambientes.

Que a Virgem Maria, a Senhora da Penha, São Miguel Arcanjo, nosso padroeiro protejam todos vocês. Que Deus os abençoe e os fortaleça a cada dia na missão de testemunhar Jesus Cristo ao mundo. Amém.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Manuel Parrado Carral.

Fonte: Site Diocese de Sao Miguel Paulista

 
Setor Juventude Diocese de São Miguel Paulista - Douglas Arrais Coordenador Comunicação ©