Páginas

Traduzir o Site

Equipe Comunicação

Setor Juventude da Diocese de São Miguel Paulista participa do XVI CEN

19/05/2010


Setor Juventude da Diocese de São Miguel Paulista participa do XVI CEN

Entre os dias 13 e 16 de maio de 2010, foi realizado na capital Federal, o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que contou com a presença de diversos Bispos do Brasil e do Cardeal Dom Cláudio Hummes, representante do Papa no Brasil.

Na quinta-feira, houve uma coletiva de imprensa com Dom Cláudio e com o Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz. Iniciando a coletiva, o Cardeal destacou que o CEN é um momento forte para o país, “para cá se convergem todos os espíritos e corações católicos. Quando a Igreja se reúne, isso tem um significado para todos, pois é importante que ela se manifeste publicamente”. Dom Hummes deixou uma mensagem aos jovens, em que diz que “Deus tem um amor especial pelo jovem, porque este está se preparando para a vida. A Igreja quer dar uma luz para esses jovens, para que eles possam dar um sentido às suas vidas. O jovem não é só esperança, ele é realidade na vida do povo”. Durante a coletiva ainda foi abordado o crime de pedofilia cometido por alguns padres, e o Cardeal diz que todos são iguais perante a lei, por isso, cabe à justiça julgá-los e o importante é que a lei seja seguida.

Mais tarde, a missa de abertura do CEN, que contou com a participação de 45 mil fiéis, 300 bispos e mil padres, teve início com o hino oficial do CEN 2010, seguida de um minuto de silêncio pedindo a intercessão de São João Maria Vianney por todos os sacerdotes do Brasil. Em seguida, foi apresentado a mensagem do Papa Bento XVI para o Congresso Eucarístico “Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”, pediu o Sumo Pontífice. Um coral de mil vozes, composto por fiéis das 122 paróquias de Brasília, e a orquestra da Escola de Música da Capital Federal enriqueceram a Santa Missa.

Na sexta-feira, os Bispos celebraram a Santa Missa nas paróquias do Distrito Federal. Cada uma das paróquias recebeu a visita de um a três bispos de todo o país. O Congresso contou ainda com um Simpósio de Bioética, que abordou o valor humano da sexualidade, planejamento familiar e filhos, dom e direito; e outro de Teologia que teve como destaque a exibição do documentário dos 50 anos da Arquidiocese de Brasília e a conferência com o Cardeal Dom Cláudio Hummes.

No sábado pela manhã, foi realizada a primeira Eucaristia de cerca de mil crianças, no Parque de Exposições da Cidade. A noite, após a Santa Missa da Juventude, deu-se início à Vigília Eucarística, com Jesus exposto no Santíssimo Sacramento. Dom Cláudio Hummes iniciou o momento de Adoração, convidando os jovens a ocupar o altar-monumento, nos lugares antes ocupados pelos diáconos, padres e bispos para um “encontro com Jesus”. "Para se encontrar com Jesus, precisamos estar perto", disse Dom Claudio.

No domingo pela manhã, a missa de encerramento teve início com uma salva de 12 tiros de canhão, saudando os bispos que se dirigiam, em procissão, ao altar-monumento. O sol forte, com temperatura de mais de 30 graus não intimidou os 90 mil fiéis que acompanhavam a Santa Missa. “Queremos louvar e agradecer a Cristo pelos dias e horas deste Congresso, em que pudemos sentir de perto a presença do Senhor Jesus e o calor de sua acolhida”, disse Dom Cláudio Hummes em sua homilia. “Somos seus discípulos e discípulas. Ele quer contar conosco. Cada um e cada uma de nós, segundo seu estado de vida e profissão, fará sua parte nesta missão. Então, a Igreja do Brasil será florescente e tantos que dela se afastaram irão reencontrar seu lugar à mesa do Senhor, na Igreja que um dia, no passado, os recebeu e os batizou”, continuou.

O arcebispo Dom João Braz de Aviz agradeceu a Dom Cláudio Hummes por sua presença e participação no Congresso e presenteou-o como um cálice e uma patena. Também pediu-lhe que lhe levasse ao Papa Bento XVI um presente: a imagem de Nossa Senhora Aparecida que veio do Santuário Nacional. Dom João também agradeceu a todos os que participaram do Congresso e colaboraram para a sua realização. “Diante da Cruz, pedimos ao Senhor para que, para sempre, Ele fique conosco em Brasília”, concluiu o arcebispo de Brasília.

Por Raquel Bariane - Equipe Comunicação Setor Juventude

 
Setor Juventude Diocese de São Miguel Paulista - Douglas Arrais Coordenador Comunicação ©