Páginas

Traduzir o Site

Equipe Comunicação

Juventude e Campanha da Fraternidade

07/03/2010

“Mais vale um pobre de conduta íntegra, do que um rico de costumes perversos” (Pr 19,1)

A Campanha da Fraternidade deste ano é Ecumênica, foi promovida em conjunto pelas Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC. A CFE tem como tema “Economia e Vida”, e como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Parece um tanto quanto óbvia esta afirmação que encontramos em Mt 6,24, mas já se perguntou a quem você realmente serve?

Em muitos momentos, reconhecemos em nós pessoas materialistas e gananciosas, dizendo só querer o melhor a nós mesmos. Mas em algum momento paramos pra refletir se o que acreditamos ser “o melhor” para nós é a vontade de Deus Pai? Na vida, em diversos momentos, ouvimos que o tempo e os planos de Deus não são os mesmos que os nossos, porém, nos negamos a deixar que Ele faça de nossas vidas o que nos foi ordenado. Estamos cuidando das coisas do Senhor e deixando que Ele cuide das nossas? Da nossa vida, nosso trabalho, nossas dores e sofrimentos...

Em geral, nos preocupamos com o status social mais do que gostaríamos, e com certeza, mais do que deveríamos, pois vivemos numa sociedade altamente capitalista, onde quem pode mais é quem tem mais. Ter mais não significa ser mais rico, mais feliz ou ter mais amigos. Significa ter amigos verdadeiros, ser uma pessoa preocupada com os problemas do mundo, ser alguém respeitado, enfim, alguém que não faça caridade a fim de receber reconhecimento, mas porque isso alimenta a alma, aquece o coração.

“Jovem, alegra-se na sua juventude e seja feliz nos dias da mocidade. Siga os impulsos do seu coração e os desejos dos olhos. Contudo, saiba que Deus vai pedir contas a você de todas essas coisas. Expulse a melancolia do seu coração e afaste do seu corpo a dor, porque a juventude e os cabelos negros são fugazes. Lembre-se do seu Criador, nos dias da mocidade, antes que venham os dias tristes e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não sinto mais gosto pra nada’” (Ecl 11,9 – 12,1)

ORAÇÃO DA CFE 2010;

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem,

nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo

que existe como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica,

acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna,

aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.

Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que

a boa nova que vem de ti é amor, compromisso

e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão

diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.

Pedimos por todas as pessoas que trabalham

na promoção do bem comum e na condução

de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço

e a comunhão, promovendo uma economia

fraterna e solidária, para que a nossa sociedade

acolha a vinda do teu Reino.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Raquel Bariani Bernardino

Equipe de Comunicação

 
Setor Juventude Diocese de São Miguel Paulista - Douglas Arrais Coordenador Comunicação ©